Os romanos usavam a túnica e por cima a toga, que era extremamente volumosa e denunciadora do status social. O tamanho e a cor diferenciavam a condição de prestígio ou a função do usuário. Pessoas mais simples como os trabalhadores, plebeus, escravos e até mesmo os soldados do exército, muitas vezes só usavam a túnica.Existiam diferentes tipos de togas conforme a função social e a idade:* A toga viril era utilizada pelos meninos dos 14 aos 17 anos, de tecido branco e muito simples usadas em ocasiões formais;*A partir dos 17, os rapazes usavam a toga virilis, o que significava a entrada na vida adulta e o começo do uso era marcado por uma cerimônia;* a pueril era igualmente branca mas mais curta.

Ass:Fernanda
Chapeis usados na Roma antiga.

Ass:Fernanda

Os bizantinos da classe alta vestiam túnicas bem decoradas, feitas de seda e fios de ouro e usavam pérolas e pedras preciosas como ornamentação. Já as pessoas de classes mais baixas usavam túnicas simples. No começo imperadores e pessoas da corte usavam uma manta sobre as túnicas, posteriormente passaram a usar longos tecidos em volta do pescoço como um cachecol. Os nobres usavam longas e firmes meia-calças. Geralmente as pessoas faziam roupas em casa, mas com o crescimento das cidades, pequenas lojas especializadas na fabricação das roupas surgiram e passaram a ser feitas por artesãos. À medida que os artesãos tornavam-se habilidosos, a qualidade da roupa aumentaria, sendo cortadas, ajustadas, decoradas e feitas sob medida. As mulheres começaram a usar vestidos atados na parte de cima do corpo e os homens passaram a usar mangas por baixo de suas túnicas.
Ass:Fernanda





O vestuário romano recebeu influencia dos gregos. As roupas que eram mais usadas por eles era as togas , muito parecidas ao himation usado na Grécia Antiga.
Em Roma as pessoas vestiam-se uma túnica por baixo e a toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas características possibilitavam a identificação da classe social da pessoa através do tamanho,formaou corda roupa.
Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.
Os romanos não tinham por hábito cobrir a cabeça ,a não ser por uma ocasião –uma viagem
Nessa altura eles colocariam o petasus ,um chapéu com abas largas,ou o cucullos,um capus.
Também quando efetuavam sacrifícios,os homens romanos tapavam as cabeças
Entre as mulheres existia o hábito de cobrir-se com a palla(um manto comprido que chegava até os pés) quando se deixava a casa.
As viúvas utilizavam o ricinium,uma espécie de xale.
Sabendo-se pouco no que diz a respeito à roupa interior (indumenta).As mulheres utilizavam uma faixa de tecido no peito e uma faixa de tecido colocada em volta dos rins.
As crianças usavam a toga praetexta,uma toga que possuía uma banda púrpura. Aos 17 anos, os rapazes faziam um evento que significa a entrada na vida adulta e era marcado por uma cerimônia


ASS.SOFIA BARONE



O Vestuário na Roma Antiga:

As mulheres romanas tinham o hábito de se cobrir com a palla, um tipo de manto comprido.Ja as viuvas usavam ricinium, um "xale". As roupas mais usadas pelos romanos eram as ttogas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga.Na Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas características possibilitavam a identificação do grupo social do portador através do tamanho, forma ou cor da roupa.Escravos, plebeus e mesmo soldados costumavam usar apenas uma túnica sobre o corpo.Os romanos não tinham o hágito de combrir a cabeça, a não ser quando eles viajavam.Quando os romanas faziam sacrificios,tanpavam as cabeças com uma banda da toga ou do pallium.As crianças romanas usavam a toga praetexta, que possuía uma banda púrpura.Quando atinjiam aos 17 anos, os rapazes usavam a toga uirilis que simbolizava a entrada da vida adulta.As mulheres utilizavam uma faixa de tecido no peito e o subligaculum, uma faixa de tecido colocada em volta dos rins. Esta peça era também usada de início pelos homens, mas foi abandonada.


Vestuário da Grécia Antiga:

Os homens tinha o hábito de deixarem um dos ombros descobertos ou mesmo o tronco nú.











Apesar da simplicidade austera do traje, as pregas são mais suaves e flexíveis que os panejamentos arcaicos e parecem modeladas pelas forças que actuam sobre o tecido: a gravidade que as estira, as formas do corpo a que se adaptam, o cinturão que lhes trava a fluência










Ass:Sofia lins
Homens e mulheres usavam perfumes feitos a base de flores e ervas. A vaidade e a beleza faziam parte do dia-a-dia de ambos os sexos. Diferentes penteados, com destaque para os cabelos encaracolados e arranjos feitos com ceras e loções. Mulheres mantinham os cabelos longos adornados com presilhas de metal ou fitas coloridas. Os homens mantinham cortes nos cabelos curtos e cultivavam as barbas e o bigodes se não fossem do exército.A roupa principal era o QUITON, um retângulo de tecido que é parecido com uma túnica colocada no corpo, presa nos ombros e debaixo dos braços. Sobre os ombros era presa com broches ou agulhas de nome FÍBULA e na cintura por um cordão ou cinto. Nos adultos eram longas até os tornozelos, já nos jovens até os joelhos. A feminina era ligeiramente diferente, com cordões e correntes na altura da cintura como decoração e eram bastante decotadas. Usavam também uma roupa complementar, o PHAROS( vestido jônico,ou seja,eram um povo indo-europeu )proteção contra o frio, o HIMATION cobrindo o corpo todo. Os filósofos gregos usavam-no como um traje básico.

Ass:Fernanda
Assinado:Karem
O vestuário da Roma também recebeu influência dos gregos.As roupas mais usadas pelos romanos eram as togas,as togas eram parecidas ao himation que era usado na Grécia Antiga.
Os romanos não tinham costume de cobrir a cabeça, só nas ocosiões de viagem.Nessas alturas eles usariam o petasus ,um chapéu de abas largas.
As crianças usavam a toga praetexta, uma toga que possuía uma banda púrpura. A partir dos 17 anos, os rapazes tomavam a toga uirilis, evento que significa a entrada na vida adulta e era marcado por uma cerimônia; as meninas usariam a stola a partir do momento em que se casassem.
Assinado: Karem
o vestuarío egipcio era leve e bastante simples.Por causa do calor intenso.


assinado :SOFIA BARONE

O vestuário, de lã ou linho da região, eram feitos pelas mulheres em casa. O traje é feito numa túnica e num manto . A túnica tinha dois modelos diferentes, no entanto o peplos , feito de lã, era o mais usado pelas atenienses até ao final do século IV a.c. A sua a sua preparação consistia em cortar o tecido em forma de um retângulo, com a altura da pessoa; vestiam-no, embrulhando-o em volta do corpo, com alfinetes nos ombros. Não tinha mangas, tendo grandes aberturas para os braços.O tecido era costurado de maneira a ficar com a forma de um cilindro comprido; era usado com um cordão na cintura ou debaixo do peito. As mangas eram curtas e cozidas.

Nas esculturas e desenhos em cerâmica da para ver a forma e elegância das roupas na Grécia no século V a. C.

assinatura:marjorie

(Século V a.C.)

Fragmento do enorme friso do Parténon, no qual aparecem as donzelas atenienses que, durante as festas dos anos das Panatenas, vão em procissão entregar o peplo feito por elas à deusa Atena. Pensa-se que os projectos e desenhos deste friso sejam feita pelas de Fídias .
assinatura:marjorie