http://www.myfreewallpapers.net/artistic/wallpapers/paul-klee-the-goldfish.jpg
O peixe dourado,1925.Óleo e aquarela sobre cartão,
Kunsthalle,Hamburgo.

Essa é uma obra de Paul Klee.

Marjorie/23


Portrait of Journalist Sylvia von Harden – 1926
"O artista precisa treinar não só seu olho, mas também sua alma." Este é o ponto de vista direto e contundente do professor e artista plástico Vassili Kandinsky que formou, junto com Piotr Mondrian e Kasemir Malevitch o "trio sagrado" da arte abstrata. Vassili Kandinsky nasceu na Rússia e estudou direito e economia na Universidade de Moscou, entre 1886 e 1892. Prestou concurso e tornou-se professor nesta mesma universidade.Em 1895 Kandinsky viu uma exposição de expressionistas franceses em Moscou, entre os quais Monet, cuja obra muito o impressionou. Em 1896 resolveu estudar arte em Munique, ingressando na Academia de Belas Artes, onde se formou em 1900.A partir de 1903, Kandinsky participou de várias exposições na Europa. Em 1911 fundou o grupo "Der Blaue Reiter", junto com Franz Marc e Paul Klee, entre outros artistas. Nesse mesmo ano, publicou seus primeiros escritos teóricos, intitulados "Sobre o Espiritual na Arte".Em 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, Kandinsky retornou à Rússia, onde ficou até 1921. Em 1922, tornou-se professor da famosa escola Bauhaus, em Weimar. No ano seguinte fez sua primeira exposição individual em Nova York. Em 1928 conseguiu cidadania alemã. Com o fechamento da Bauhaus pelos nazistas, Kandinsky mudou-se para a França, estabelecendo-se em Neuilly-sur-Seine, perto de Paris. Suas obras foram expurgadas pelos nazistas como "arte degenerada" e seus quadros foram banidos dos museus alemães.Em 1939 Kandisnky conseguiu cidadania francesa. Viveu na França, mesmo ocupada pelo exército nazista, até 1944, quando morreu, aos 77 anos.

Ass: Fernanda/08

Imagens de Ludwig



esta imagem foi das obras mais famosas de Ludwig que se chamava:Amulher nua

ASS:PATRÍCIA STERMAN CAMPOS N°32

Enst Ludwig Kirchner

Ernst Ludiwig Kirchner era considerado um expressionista muito famoso por que pintou mais de mil quadros em paredes salas etc.Ernst foi conhecido e decorou muitas festas e comemoraçaoes de casas,festas e etc. Com o passar dos tempos foi ficando velho e doente e tentou se suicidar, pois estava muito doente deixando a vida da pintura para sempre!seu terceiro nome era Kirchner pouco conhecido em outros lugares,sua biografia foi escrita assim após a sua morte,foi um expressionista alemao e mudou sua pintura de calma a agreciva dependendo do que havia acontecendo por exemplo:quando havia guerra sua pintura ficava agreciva quando estava ao lado de alguem,ficava calma e fraca com cores mais claras...
Ele decidiu se suicidar para poder se livrar das doenças que ja havia assim deixando com que pudessem o omenagiar .

ASS:PATRÍCIA CAMPOS /N°32








Auto-retrato de Vincent Van Gogh.



Karem/ nº 16







Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo, e o abstraccionismo.

O Museu Van Gogh em Amsterdã é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.


Karem/ nº 16

Biografia

Assim como de varios pintores famosos so expressionismo e etc. Ernst Ludwig foi um dos que consegiu se destacar e "ganhou sua própria biografía :

Ernst Ludwig Kirchner (Alemanha, 1880- Davos, Suíça, 1938) foi um pintor expressionista alemão. Foi um dos fundadores do grupo de pintura expressionista Die Brücke. Influenciado pelo cubismo e fauvismoo, o pintor alemão deu formas geométricas às cores e despojou-as de sua função decorativa por meio de contrastes agressivos, com o fim de manifestar sua verdadeira visão da realidade.
Ernst Ludwig Kirchner nasceu na Alemanha em 1880, iniciou seus estudos em arquitetura no ano de 1901 na Technische Hochschule em Dresda. Dentre várias obras, Kirchner realizou trabalhos de decoração de interiores de casas e capelas, mas foi na pintura que mais se destacou, pintou mais de mil quadros.
O artista foi o integrante de maior expressão do Die Brücke(a ponte), grupo formado em 1905 por quatro estudantes de arquitetura, cujo principal ideal era libertar a arte dos valores formais e tradicionais. A xilogravura foi uma técnica muito utilizada pelo grupo, Kirchner era o executor das xilogravuras para os cartazes e catálogos do Brücke, técnica que aprendeu aos 15 anos com seu pai. Em 1913, o grupo se dissolveu e cada artista seguiu seu caminho dentro da arte.
As características da xilogravura foram levadas para as outras obras de Kirchner, como a pintura a óleo Amazona Nua (1912), caracterizada por contornos recortados e contraste agressivo entre claro e escuro.
A bidimensionalidade e a simplicidade são marcas do artista, evidentes nas combinações simples de cor, poucas nuances, falta de perspectiva e motivos sobrepostos.
A emoção e o tormento individual de Kirchner são expostos em seus trabalhos pelo tipo de pincelada curta e agressiva. Além da influência do fauvismo, revelada na exploração e emoção das cores, e do cubismo, evidente na geometrização das formas, o pintor também foi influenciado pelo pós-impressionismo, sobretudo Van Gogh.
O mundo em torno do artista era o tema de seus trabalhos: vista de cidade, paisagens, retratos de seus companheiros, o corpo humano nu e cenas de circo e music-hall. Em 1911 Kirchner e seus amigos mudaram-se para Berlim, época na qual o pintor explorou em seus trabalhos a experiência numa metrópole moderna. As cenas urbanas se fizeram muito presentes na obras do artista, revelando um aspecto de movimento.
Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, Kirchner transmitiu para o seu trabalho as suas perturbações. A destruição da figura humana foi uma das características dessa época. Um exemplo é a obra Auto-retrato como soldado, na qual ele se mostra em primeiro plano com a mão decepada, e no fundo uma modelo nua. O quadro pode ser interpretado como uma metáfora da masculinidade e ao horror da guerra.
Em 1917, devido ao seu estado emocional, Kirchner é levado para a Suíça pelos seus amigos. Conseqüentemente o tema de suas pinturas transformou-se com a nova paisagem. As formas recortadas das cenas urbanas dão espaço às linhas horizontais e verticais, transmitindo a sensação de paz e ordem.
Em 1938, sozinho e doente, o pintor se suicida na cidade de Davos, Suíça.

ASS:PATRÍCIA CAMPOS nº32



O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva.




SABIA QUE O EXPRECIONISMO FOI:

Com as suas cores violentas e a sua temática de solidão e de miséria, o expressionismo refletiu a amargura que invadia os círculos artísticos e intelectuais da Alemanha pré-bélica, bem como da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e do período entre-guerras (1918-1939). Essa amargura provocou um desejo veemente de cambiar a vida, de buscar novas dimensões à imaginação e de renovar as linguagens artísticas. O expressionismo defendia a liberdad individual, a primazia da expressão subjetiva, o irracionalismo, o arrebatamento e os temas proibidos –o excitante, demoníaco, sexual, fantástico ou pervertido–. Intentou refletir uma visão subjetiva, uma deformação emocional da realidade, através do caráter expressivo dos meios plásticos, que tomaram uma significação metafísica, abrindo os sentidos ao mundo interior. Entendido como uma genuína expressão da alma alemã, o seu caráter existencialista, o seu anseio metafísico e a visão trágica do ser humano no mundo fizeram reflexo de uma concepção existencial liberta ao mundo do espírito e à preocupação pela vida e pela morte, concepção que acostuma qualificar-se de "nórdica" por se associar ao temperamento que é identificado com o estereótipo dos países do norte da Europa. Fiel reflexo das circunstâncias históricas em que se desenvolveu, o expressionismo revelou o lado pessimista da vida, a angustia existencial do indivíduo, que na sociedade moderna, industrializada, vê-se alienado, isolado. Assim, mediante a distorção da realidade visavam a impactar o espectador, chegar ao seu lado mais emotivo.
Ou seja para quem não entendeu o expressionismo é em outras palavras:a inspiraçao do autor ao faser o quadro (se baseado em fatos reais)
ASS:PATRÍCIA CAMPOS /N°32

O pintor Ernst Ludwig

Ernst Ludwig
Panama Girls - 1910. Foi um pintor expressionista alemão. Foi um dos fundadores do grupo de pintura expressionista Die Brücke. Influenciado pelo cubismo e fauvismo, o pintor alemão deu formas geométricas às cores e despojou-as de sua função decorativa por meio de contrastes agressivos, com o fim de manifestar sua verdadeira visão da realidade.O pintor Ernst ludwig foi um exprecionista famoso pois em suas pinturas havia relação a algum momento da época por exemplo o quadro que se chamava autro-retrato como soudado, que no fundo havia uma modelo nua.
ASS:PATRÍCIA CAMPOS/N°32
OBRAS DE AUGUST MACKE




Título: Nú com Colar de Coral
Técnica: Pintura óleo s/ tela
Medida: 83x60 cm
Ano: 1910
Comentários: Esta obra encontra-se no Museu Sprengel - Hannover - Alemanha - Seu valor é inestimável




Título:Composição Colorida (Homenagem a Johann Sebastian Bach)
Técnica:Pintura óleo s/ cartão
Medida:101x82 cm
Ano:1912
Comentários:Esta obra encontra-se no Museu WilhelmpHack - Ludwigshafen - Alemanha






Título:Formas Coloridas
Técnica:Outros
Medida:53x38 cm
Ano:1913
Comentários:A técnica desta obra é Óleo sobre Cartolina, com base na Madeira, a mesma encontra-se hoje no Museu Reginal de Arte e História da Cultura de Vestfália - Münster - Alemanha -

ASS:SOFIA BARONE nº27
August Macke, nasceu em 03 de Janeiro de 1887 em Meschede na Westfália. Seu pai August F. Hermann Macke era engenheiro civil e empreiteiro, sua mãe Maria Florentine, conhecida na época de solteira como Adolph, era empreendedora de um agricultor. Seu pai possuía um forte gosto pelas artes, possuindo um talento invulgar. Após o nascimento de Macke eles se mudaram para uma casa, na colónia de Brüsseler Strasse. Em 1897, Macke ingressou na escola secundária de Kreuz, onde conheceu Hans Thuar. O pai de Thuar possuía uma colecção de Xilografias japonesas, que casaram uma forte impressão em Macke. Macke mudou-se para Bona no final de 1900, onde ingressou na escola secundária de Bona. Macke conheceu Elisabeth Gerhardt, que se tornaria mais tarde sua futura esposa, a caminho da escola em 1903. Ainda na escola Macke viu algumas pinturas de Arnold Böcklin no Kunstmuseum de Basileia, onde simbolismo do artista deixara uma marca profunda no jovem sensível. Esta foi uma grande influência no desenvolvimento artístico de Macke, que estava cada vez mais determinado a ser artista. Essa ideia era contraria por seu pai, que na altura da quase pobreza preocupava-se com o futuro do filho e achava que ele deveria levar uma vida normal. Contudo, os planos de Macke encontraram o apoio de um artesão, Alfred H. Schütte, um industrial pai de um colega, que, além de financiar seus estudo, permitiu a ele submeter seu trabalho à opinião de Paul Clemem, professor de História de Arte em Bona, e de Claus Meyer, pintor e professor na Academia de Düsseldorf. Na realidade Macke nunca teve preocupações financeiras, fato que teve suas repercussões no seu desenvolvimento artístico e nas suas obras. Macke deixou a escola secundária cedo, em outubro de 1904, iniciou os seus estudo na Academia de Düsseldorf, começando por frequentar uma aula elementar regida pelo pintor de história Adolf Maennchen. Na Academia desenhava-se com a ajuda de moldes, que deixou, tempos depois, de satisfazer Macke. Com isso seu entusiasmo inicial deu lugar a uma atitude mais céptica em relação a Academia. No Outono de 1905 ele se inscreve na Faculdade de Arte Aplicada. Dois anos antes o arquiteto Peter Behrens havia sido nomeado reitor da Faculdade e havia reformado o ensino de acordo com as ideias progressistas do movimento das artes e o ofícios britânicos. Macke gostava de trabalhar com a natureza. Ele era inspirado pelo seu trabalho no Düsseldorfer Schauspielhaus, que tinha a direção de Louise Dumont e Gustav Lindemann desde de 1905. Ele foi apresentado a um círculo de activistas e de progressistas ligados ao teatro. Todavia, quando lhe ofereceram o lugar de director artístico da Associação de Teatro, ele recusou. Embora esse trabalho lhe interessasse, seu desejo de se firmar artista prevaleceu.As primeira tentativas artística datam de 1902. Em Janeiro de 1904, ele já tinha enchido o seu primeiro caderno de esboços (revelando a influência de Böcklin), mesmo antes de ingressar na Academia de Düsseldorf. Ele era apaixonado pela captação de imagens do quotidiano. Durante sua curta vida ele encheu um total de 78 cadernos, num total de mais de 3 mil páginas, muitas utilizadas ambos os lados. Os trabalhos simbolistas de Max Klinger e naturalistas de Hans Thoma e Wilhelm Leibl tiveram forte influência sobre Macke no início de sua carreira. Em 1907 ele visita o Kunsthalle e a Sala das Gravuras onde acontece seu primeiro encontro com o Impressionismo Francês. Em junho, faz sua primeira visita a Paris. Em Outono entra para o atelier de Lovis Corinth, em Berlim. Em 05 de Outubro de 1909, após se apresentar ao Serviço Militar, casa-se com Elisabeth Gerhard e tem a sua lua-de-mel em Paris. No final de Outubro, o casal muda-se para Tegernsee. Em 13 de Abril de 1910 nasce seu filho Walter, e em novembro retornam a Bona. Em Fevereiro de 1911, muda-se para um novo estúdio nº 88 (hoje 96), da Bornheimer Strasse. No final do verão conhece Paul Klee, depois de visitar a Suíça. Exibe 3 quadros na primeira exposição do Blaue Reiter na Galeria Thannhauser, em Munique. Na Primavera de 1912 viaja para Holanda. Exibe mais 16 desenhos na segunda exposição do Blaue Reiter. No final de Setembro, viaja para Paris com Franz Marc e visita Robert Delaunay. Em Outubro vê pinturas futuristas no Kunstsalon Feldmann, em Colónia. Em 08 de Fevereiro de 1913 nasce seu segundo filho, Wolfgang. Em março visita a exposição de Delaunay, em Colónia. Em outubro, instala-se em Hilterfingen, no Lago de Thun, na Suíça.No início de Abril de 1914, ele viaja para Marselha, via Thun e Berna. A 06 de Abril faz a travessia de Marselha para Tunes na companhia de Klee e Moilliet. A 22 de Abril, regressa com Moilliet a Hilterfingen, via Palermo e Roma. No início de Junho, regressa a Bona. Em 08 de Agosto é chamado para o serviço militar e em 26 de Setembro, August Macke é morto em combate.

ASS:SOFIA BARONE nº27
Algumas obras de Paul Klee estão na Europa e nos Estados Unidos.
Nos museus: Galeria Rosengart (Lucerna,Suíça) ; Kunsthalle (Hamburgo,Alemanha) ; Kunstmuseum (Basiléia,Suíça) ; Kunstmuseum,Museu de Belas Artes (Berna,Suíça) ; Museum der Stadt (Ulm, Alemanha); Museu de Arte Moderna (Nova York, Nova York, EUA); Museus Norton Simon (Pasadena, Califórnia, EUA); Museu Solomon R. Guggeheim (Nova York, Nova York, EUA), Museu Wallraf-Richartz (Colônia, Alemanha).


Marjorie/n° 23
Otto Dix - alemão nascido em 1891 - participou como voluntário na festa macabra da Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, formou parte do dadaísmo de Berlim - o mais politizado dos grupos dadaístas alemães -, integrando a Primeira Feira Internacional DADÁ, realizada en 1920. Contudo, a sua passagem por esse movimento foi efémera, como tinham sido as suas anteriores afinidades com o expressionismo. É mais conhecido como o principal representante da Nova Objectividade - tendência desenvolvida na Alemanha a partir de meados dos anos vinte - nascida das cinzas do expressionismo. A Nova Objectividade pode classificar-se como um retorno ao cánones de composição tradicional, porém um retorno crítico, ácido, afastado do naturalismo conformista e das boas consciências burguesas. Dix - como o seu contemporâneo George Grosz - é difícil de classificar, embora tenha deixado uma obra de uma contundência - certamente expressionista em sua expressividade - inconfundível. Otto Dix nasceu em Untermhausen, na Alemanha, no dia 2 de Dezembro 1891 e morreu em Lake Constance em 25 de Julho 1969.

Ass:Sofia Lins/nº28
Otto Dix - alemão nascido em 1891 - participou como voluntário na festa macabra da Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, formou parte do dadaísmo de Berlim - o mais politizado dos grupos dadaístas alemães -, integrando a Primeira Feira Internacional DADÁ, realizada en 1920. Contudo, a sua passagem por esse movimento foi efémera, como tinham sido as suas anteriores afinidades com o expressionismo. É mais conhecido como o principal representante da Nova Objectividade - tendência desenvolvida na Alemanha a partir de meados dos anos vinte - nascida das cinzas do expressionismo. A Nova Objectividade pode classificar-se como um retorno ao cánones de composição tradicional, porém um retorno crítico, ácido, afastado do naturalismo conformista e das boas consciências burguesas. Dix - como o seu contemporâneo George Grosz - é difícil de classificar, embora tenha deixado uma obra de uma contundência - certamente expressionista em sua expressividade - inconfundível. Otto Dix nasceu em Untermhausen, na Alemanha, no dia 2 de Dezembro 1891 e morreu em Lake Constance em 25 de Julho 1969.

Ass:Sofia Lins/nº28
Vassily Kandinsky (1866-1944) nasceu em Moscovo, onde estudou direito e economia, mas desistiu destas carreiras para se dedicar à arte. Rumou então a Paris onde se relacionou com os artistas de vanguarda.
Nos finais de 1911 encontrava-se em Munique onde, influenciado pela tendência do expressionismo moderno, fundou o grupo Der Blaue Reiter no qual também participaram Paul Klee, Franz Marc e August Macke.
O seu nome ficaria ligado à abstracção lírica, de que foi pioneiro. A sua primeira obra abstracta resultou de uma experiência fortuita, como ele próprio descreveu: "Um dia, ao entrar no estúdio, encontrei-me de repente perante uma tela de grande beleza. Parei, intrigado, a contemplá-la. Era um quadro sem tema, e apenas com manchas coloridas. Aproximei-me e verifiquei que era um quadro meu, posto de lado no cavalete... Uma coisa, então, se me tornouevidente: que a objectividade e a descrição dos objectos não era necessária nas minhas pinturas e até as prejudicava".
Esta experiência, e também a influência que sobre ele exerceram as teorias de Worringer acerca da Abstracção e Intuição, contribuíram para fortalecer a sua ideia de que a arte não necessitava de um motivo figurativo e de que a cor podia constituir, só por si, um meio de expressão total.
Perante o desmoronar das certezas dos progressos científicos e a desconfiança em relação ao mundo material produzida pela descoberta do átomo e da Teoria da Relatividade de Einstein, o pintor russo apercebeu-se de que a pintura, desligada do seu carácter descritivo tradicional, se rege pelo “princípio da necessidade interior”, o verdadeiro motor da arte. Por outras palavras, a distribuição das formas e das cores realiza-se em função do estado de espírito do próprio artista, pelo que os quadros se convertem em expressões visíveis de um sentimento interior.
Desenvolveu esta teoria no livro Do Espiritual da Arte (1910), onde distingue três espécies de criação: as Impressões, que ainda contêm alguns aspectos de representação da realidade; as Improvisações, que pretendem reflectir emoções espontâneas, e em parte inconscientes, de carácter interior e as Composições, que são trabalhos lentamente elaborados, de um sentir espiritual.
Kandinsky procurou também formular uma teoria da harmonia de sonoridades das cores, convencido de que a distribuição dos tons no quadro devia obedecer a princípios de harmonia e contraste, como se fossem notas e acordes de uma sinfonia. Este interesse pela música é comprovado pela utilização de termos musicais em alguns títulos dos seus quadros.
Quando do advento da Revolução Soviética, Wassily volta à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e retorna à Alemanha. Em constante contacto com os artistas de vanguarda, foi mestre na Bauhaus até ao seu encerramento em 1933. Mudou-se então para Paris onde viveu até ao fim da vida, em 13 de Dezembro de 1944.

Ass:Fernanda 08


Otto Dix auto-retrato
1926


Otto Dix nasceu numa família proletária de Gera-Untermhaus, na região da Turíngia, no ano de 1891. Interessou-se por pintura e foi ser aprendiz de pintor de decorações antes de ingressar na Academia de Artes e Ofícios, em Dresden. Ele recebeu honrarias e prêmios artísticos tanto no ocidente quanto na Alemanha Oriental; de instituições estatais ou privadas; e manteve-se sempre à margem da vida artística oficial até falecer em 25 de julho de 1969, em Singen am Hohentwiel, próximo ao Lago de Constança.


Obras


Muitos de seus rostos assemelham-se a caricaturas. Expressões de tristeza profunda, dúvida e frustração. “Eu inventei a Neue Sachlichkeit (nova objetividade)”. Enquadrado na Entartete Kunst (Arte Degenerada) do regime nazista, Otto Dix teve sua arte proibida, 260 de suas obras retiradas dos museus alemães, perdeu o posto na Academia Prussiana de Arte, em Berlim, e foi convocado para a defesa da mílicia popular Volkssturm. Os horrores da guerra influenciaram o rosa de suas telas e a clareza das pinturas deram vez a traços mais curtos, cores turvas e rostos difíceis de se reconhecer: era o encontro com o seu “eu” anterior; um Otto ainda à procura de alguma coisa.
Sofia Lins nº28



O vendedor de fosforos, de Otto Dix
Sofia Lins nº:28
Artista: Wassily Kandinsky
Data de nascimento: 1866
Data da morte: 1944

Ass: Fernanda 08
Vassili Kandinsky pintou muitas obras ,mesmo não tendo uma preferida,todas sao favoráveis para escolher a melhor.

Algumas de suas obras são:
Uma das gravuras de Vassili Kandinsky.

















Fuga, Kandinsky,1.914 ,oleo sobre tela./ Moscovo I,Kandinsky,1.916,oleo sobre tela.
Ass: Fernanda 08
Apesar de Vassili Kandinsky ser muito conhecido pelas suas pinturas de expressionismo , ele também chegou a pintar quadros que podiam ser entendidos sem muito esforços.







Alguns destes outros quadros que ele pintou foi:


Ass: Fernanda 08







Ao lado,temos a foto do pintor da arte de expressionismo: Vassili Kandsky.

Ass:Fernanda 08.







Ass:SOFIA BARONE/Nº27
Ainda na escola Macke viu algumas pinturas de Arnold Böcklin no Kunstmuseum de Basileia, onde simbolismo do artista deixara uma marca profunda no jovem sensível. Esta foi uma grande influência no desenvolvimento artístico de Macke, que estava cada vez mais determinado a ser artista. Essa idéia era contraria por seu pai, que na altura da quase pobreza preocupava-se com o futuro do filho e achava que ele deveria levar uma vida normal.

Macke gostava de trabalhar com a natureza. Ele era inspirado pelo seu trabalho no Düsseldorfer Schauspielhaus, que tinha a direção de Louise Dumont e Gustav Lindemann desde de 1905. Ele foi apresentado a um círculo de ativistas e de progressistas ligados ao teatro. Todavia, quando lhe ofereceram o lugar de diretor artístico da Associação de Teatro, ele recusou. Embora esse trabalho lhe interessasse, seu desejo de se firmar artista prevaleceu.As primeira tentativas artística datam de 1902.

ass:SOFIA BARONE/Nº27
Quando era professor,Paul ensinava a seus alunos que eles não deviam copiar uma câmera fotográfica imitando os objetos em sua real aparência. Ele queria que jovens aprendizes olhassem sob a superfície das coisas- e descobrissem mundos novos e fascinantes.

Marjorie/n° 23
Paul Klee dava a algumas de suas pinturas uma sensação musical.
Mesmo que quadros não tenham som,a combinação de cores e
formas de Paul leva muita gente a imaginar um ritmo de música.


Marjorie/n° 23
Paul Klee achava importante que,ao observar uma de suas pinturas,as pessoas sentissem algo especial bem lá no fundo.Algo que nunca tivessem sentido antes,ao observar as pinturas comuns.Se você prestar muita atenção em uma pintura de Paul por alguns instantes,sentirá uma vibraçãode energia ou de movimento através do espaço,ou perceberá um mundo microscópico desconhecido.

Marjorie/n° 23
Paul Klee e seus amigos desejavam que suas
pinturas revelassem mundos totalmentes
desconhecidos pelas pessoas.

Marjorie/n° 23
Um dia ele decidiu estudar arte em Munique,na Alemanha.
No começo do século XX,Munique era um importante centro artístico
onde os artistas estavam experimentando técnicas novas e fascinantes.
Paul Klee conheceu alguns desses artistas,que logo ficaram amigo dele.
Wassily Kandinsky,Franz Marc e August Macke pintavam num estilo novo,
que Paul nunca tinha visto.Paul gostou das cores brilhantes e das formas
usadas por esses artistas,e do jeito simples e quase infantil como eles
pintavam pessoas e objetos.Ele descobriu que uma pintura não precisa
se parecer com uma fotografia para ser uma boa pintura.



Marjorie/n° 23

A família de Paul Klee era muito musical.
Sua mãe era cantora e seu pai dava aulas de música.
Eles ensinaram Paul a tocar violino tão bem que
desde cedo ele revelou um exímio violinista.
A música e pintura tinham a mesma importância
para Paul.Levou muito tempo até ele decidir se
seria músico ou pintor.



Marjorie/n° 23
Paul Klee sempre gostou de desenhar.
Quando era criança,costumava ir ao restaurante
de seu tio Ernst.Paul imaginava toda espécie de
coisas interessantes observando as configurações
do mármore das mesas.Depois ele passava
o que via para o papel.


Marjorie/n° 23
A arte de Paul Klee é chamada de abstrata.
Na arte abstrata objetos e as figuras parecem
diferentes da maneira como os ventos na vida real.
Ás vezes,os objetos de uma pintura abstrata não se
parecem com nada que conhecemos.
Muitas das maiores obras de Paul Klee
não passam de cores e formas.


Marjorie/nº23
Em algumas pinturas de Paul Klee podem-se distinguir
formas de pessoas,de animais e de casas.
Porém ele também usou como motivos números e
letras do alfabeto,aos quais deu um significado
especial.


Marjorie/n° 23
Paul Klee adorava a cor.
Muitas de suas pinturas
e outros trabalhos
estão repletos de cores
fascinantes e belas.

Marjorie/n°23