Andrea Pozzo (Trento, 1642Viena, 1709) foi um religioso jesuíta italiano.
Realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, que se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.
Sua obra mais destacada é A Glória de Santo Inácio.
É registrado por Adolphe Siret (7) como padre jesuíta, que estudou pintura em Milão e entrou para o noviciado da Companhia de Jesus como irmão leigo aos 23 anos ou em 1665. De 1676 a 1678 decorou a igreja jesuíta de São Francisco, em Mondovì. Recomendado por Carlo Marattas, foi chamado a Roma pelo Geral dos jesuítas, Padre Oliva, no fim de 1681.
Aperfeiçoou-se em Roma, onde viveu por muito tempo e começou a pintar o monumental teto da igreja jesuíta de Santo Inácio no final dos anos 1690. Residiu em Gênova e Turim e tem outros trabalhos em Modena, Arezzo e Montepulciano.
A convite do Imperador Leopoldo da Áustria mudou-se para Viena em 1703 e ali pintou os afrescos da Igreja Jesuíta (atual capela da Universidade). NA cidade, executou afrescos para o palácio Liechtenstein que mostram os trabalhos de Hércules.
Outras obras principais, fora o afresco monumental da Igreja de Jesus (Roma), são Jesus-Menino adormecido sôbre a Cruz, em Dresde; retrato de um jesuíta, em Florença; a capela da Anunciação na Igreja de Santo Inácio; o altar do fundador da Companhia na Igreja de Jesus (Roma) e os projetos (desenhos) para as duas fachadas de S. João Latrão, também em Roma.
Além de pintor, foi arquiteto e teórico de arte e deixou um tratado, Prospettiva de pittori e architetti, publicado em Roma em 1693.


Fernanda numero :08

6 comentários:

  1. Olhei fotos das pintura dele...
    são lindaas...
    as igreja em roma em tão é divina...
    é como Andrea Pozzo fala que;" continuam no teto,que se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade".

    Dieska C.Ch.Buorschiet.

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou bastante na minha redação

    ResponderExcluir
  3. nothing to uncle. all same thing

    ResponderExcluir
  4. 沒什麼叔叔。所有的同樣的事情

    ResponderExcluir